Oficinas

Entre Sombras e Transparências

Release

A oficina é uma experiência teórico-prática, onde serão expostos os princípios básicos sobre a técnica de Teatro de Sombras e Transparências. Mediante a construção e animação das siluetas dos personagens, os participantes poderão explorar as infinitas possibilidades desta técnica milenar, além de explorar os distintos materiais, suas inúmeras movimentações e articulações, seus limites, as várias fontes de luz e também criando histórias. O teatro de sombras possui uma série de particularidades que o distingue das outras formas de teatro de animação. Para que exista a sombra são necessários, basicamente, os seguintes elementos: fonte de luz, corpo/silhueta que bloqueie integralmente ou parcialmente a luz, uma superfície (tela ou tecido) na qual irá incidir a sombra e a ausência integral ou parcial de luminosidade.

Ao corpo interposto entre a fonte de luz e a superfície que apresentará sua sombra, nomeia-se silhueta. As silhuetas podem ser opacas ou transparentes, e são manipuladas utilizando-se de varetas acionadas por um ator-manipulador oculto atrás do tecido. Muitas vezes o teatro de sombras é relacionado ao cinema devido a alguns pontos em comum, como por exemplo, a imagem luminosa projetada na tela, objeto sempre da atenção do público. A técnica do teatro de sombras permite também a possibilidade de atingir efeitos similares aos realizados com uma câmara de cinema, como por exemplo, o “zoom”, “closes” e “planos gerais”, variando a distância entre a fonte de luz, a silhueta, e o tecido onde se projetam as sombras. O objetivo deste encontro é abordar o elemento teórico-prático necessário para a realização desta técnica de animação.

Objetivos da Oficina

Através de atividades individuais e em grupo pretende-se alcançar:

  • Conhecimento da técnica básica de Teatro de Sombras: Desenho e confecção de silhuetas, articulação, movimentação, sombras pretas e coloridas, e distintas fontes de luz.
  • Construção de figuras sobre peças de PVC. Definição dos pontos-chave de articulação. Cor e tintas.
  • Inserção de varetas, pontos fixos e possibilidades de movimentação.
  • Desenvolvimento de situações dramáticas breves com inter-relações entre os personagens criados.

Necessidades para Realização da Oficina

  • Uma mesa grande para trabalho manual e confecção de silhuetas.
  • Aparelho de som (reprodutor de CD).
  • Os ministrantes oferecem o palco para o trabalho com as silhuetas, bem como o material de confecção e as placas de PVC.
  • Dada as características da técnica de teatro de sombras e transparências, necessitamos de um espaço fechado com escuridão total para conclusão da oficina.

Ministrantes: Rafael Curci, Lucas Rodrigues e Paloma Barreto
Número de vagas: 25 pessoas
Público Alvo: Atores, bonequeiros (titereteiros), bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral.